O vidro temperado é feito a partir do vidro monolítico comum (não temperado), a partir de um processo térmico. Este é aquecido a uma temperatura pouco superior a sua Temperatura de transição vítrea. Logo após, jatos de ar frio de alta pressão são acionados sobre a superfície do vidro a partir de bocais localizados em posições que promovam uma taxa de resfriamento na superfície muito maior do que em seu interior.

As paredes do vidro se solidificam e o seu interior ainda está em estado pastoso. Ao se solidificar completamente e voltar à temperatura ambiente, terá acumulado um estado interno de tensão e compressão simultâneas.

O processo térmico de temperatura melhora consideravelmente as propriedades do produto, conferindo ao vidro temperado uma resistência muito maior que a do vidro comum. A finalidade da têmpera é estabelecer tensões elevadas de compressão nas zonas superficiais do vidro, e correspondentes altas tensões de tração no centro do mesmo.

Principais benefícios:

A resistência a impactos é uma das características que se destaca no vidro temperado. Ele também é resistente ao choque térmico (aguenta temperaturas até 300º), flexão, torção, etc. Este vidro ao ser quebrado se estilhaça em inúmeros pedaços pequenos o que o torna-o menos suscetível a causar ferimentos nas pessoas. Outra de suas características é que este tipo de vidro pode ser instalado sem caixilho (autoportante).

A resistência a impactos é uma característica que se destaca no vidro temperado. Ele também é resistente a choque térmico, flexão, torção etc.

Aplicação:

Ele é de grande utilidade em termos de segurança. É frequentemente utilizado fachadas e portas de edifícios e escritórios onde não queremos utilizar caixilhos, resguardos de duche, guarda-corpos de varandas e escadas, etc.

A ARTE VIDRO Moçambique comercializa vidro temperado em todas as espessuras, nas cores: incolor, bronze, verde, grey, refletante e impresso.

Para mais informações consulte os nossos serviços técnicos e comerciais.